Connect with us

Geral

Rum Alagbê convida mestre Gamo da Paz em live especial neste sábado (17)

Publicado

em

O Rum Alagbê promove neste sábado, dia 17 de abril, uma live especial que vai unir música, troca de ideias e lançamento de videoclipe inédito. A apresentação, transmitida ao vivo pelo YouTube, a partir das 10h, fecha um ciclo importante de atividades virtuais do projeto e terá como convidado especial o mestre Gamo da Paz, uma das grandes referências quando o assunto é o universo dos tambores sagrados de matrizes africanas.

Desenvolvido há 20 anos pelo Ilé Iyá Omi Axé Iyamasé, o Terreiro do Gantois, em Salvador, o projeto Rum Alagbê vem, desde janeiro, realizando uma série de atividades on-line com objetivo de preservar, valorizar e difundir as tradições rítmicas percussivas de matrizes africanas. Batizado de “Rum Alagbê para Preservação, Salvaguarda e Difusão das Tradições Rítmicas do Terreiro do Gantois”, a iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Neste sábado, jovens de 15 a 29 anos, monitores do projeto que participaram dos quatro meses de oficinas formativas, estarão reunidos com o coordenador Iuri Passos em uma mostra musical. Juntos, eles recebem o mestre Gamo da Paz, um dos grandes mestres da atualidade na função e na arte de tocar o Hun, tambor sagrado. Iniciado no candomblé por Mãe Menininha, tem uma trajetória importante na música como produtor do respeitado álbum “Odun Orin”, além de já ter contribuído em trabalhos de Gilberto Gil, Balé Folclórico da Bahia, Balé Folclórico do Brasil, entre outros.

A atividade faz alusão à tradicional aula pública, realizada anualmente pelo Rum Alagbê na Praça Maria Pulcheria, em frente ao Terreiro do Gantois, em um movimento de aproximação entre o projeto e a comunidade. Na impossibilidade de ser realizada presencialmente, por conta da pandemia, a aula amplia seu alcance tornando-se uma apresentação virtual para difusão das atividades do projeto para o mundo.

Videoclipe – A live marca também o lançamento de um dos legados importantes do projeto: um videoclipe inédito do Rum Alagbê. O vídeo conta com direção, edição e roteiro de Bruno Masi, da Rainha Filmes Digital, direção musical de Iuri Passos, e colaboração dos músicos Alexandre Lins, que assina a captação de áudio, mixagem e masterização, e Alex Mesquita, na guitarra.

No clipe, que teve roteiro adaptado para filmagens seguras durante a pandemia, meninos e meninas do projeto tornam-se videomakers e registram cenas de seus cotidianos em isolamento, filmando as aulas de música, as ruas, becos, escadarias, vistas das suas janelas, imagens do Terreiro do Gantois, muros com artes em grafitti e a realidade da comunidade do bairro do Alto do Gantois. Em meio às cenas, juntos, eles apresentam a peça musical escolhida: o ritmo Aguerè, tocado para o orixá Oxóssi, em que todos tocam o Hun (atabaque maior), instrumento que dá identidade ao projeto. Com arranjos criados por Iuri Passos, com variações e bases rítmicas complexas, o grupo foi desafiado a gravar sem a regência presencial do mestre. A essas imagens somam-se outras do acervo do Rum Alagbê, captadas pré-pandemia.

Serviço:
Live Rum Alagbê – Música e Videoclipe
Participação Especial: Gamo da Paz
Data: 17 de abril (sábado)
Horário: 10h
Transmissão: YouTube Rum Alagbê

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede