Connect with us

Destaques

Projeto idealizado pela Secretaria de Turismo da Bahia reativa dezesseis sinos da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia

Publicado

em

Um dos principais ícones urbanos da Cidade do Salvador, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, terá seus 16 sinos, nesse domingo 7 às 10 h, reativados no “Projeto de Resgate do Toque dos Sinos”. Até o momento sete igrejas no estado tiveram seus sinos reativados, seis delas em Salvador. Outras igrejas serão contempladas nós próximos meses.

O projeto de Resgate do Toque dos Sinos, idealizado pelo Secretário de Turismo da Bahia Fausto Franco, conta com o apoio da inciativa privada nas reativações. Parceiros como o Hospital da Bahia, Academia de Letras da Bahia e Aleixo Belov, participaram até o momento. Na Igreja da Conceição da Praia três empresários foram responsáveis pelo apadrinhamento: Toninho Andrade, Jorge Simões e Jorge Goldenstein.

Para a mantenedora da Basílica, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, a reativação dos 16 sinos significa esperança diante de tudo o que estamos atualmente vivendo. Além de que, reafirma seu compromisso na preservação, manutenção e sustentabilidade do patrimônio artístico e cultural brasileiro, incluindo, sobretudo, a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma obra barroca lindíssima e incomparável datada do século XVIII.

Para a juíza da Irmandade, Marília Gabriela, a obra “que vocês presencialmente testemunham é um grande avanço para o próprio processo de revitalização e requalificação do Comércio e do patrimônio histórico de seu entorno, com a preservação da história e da cultura do Brasil e desta cidade do Salvador”.

Fausto Franco, que vê no projeto mais um grande atrativo na Bahia, lembra que “são pessoas sensíveis que fazem esse projeto acontecer […] É como muita alegria que a Igreja da Conceição irá tocar seus sinos às 12 e 18 horas, com diferentes tamanhos e toques, com a possibilidade de tocar músicas como a Ave Maria, com um equipamento inédito fora da Itália e Rússia.”

O historiador Rafael Dantas, responsável pela coordenação do projeto da reativação dos sinos, pontuou sobre a relevância dos sinos da Conceição da Praia na história de Salvador “Ao longo de mais dois séculos os sinos da Conceição foram o “alarme da Bahia” sinalizando a chegada de visitantes ilustres, mortes, pandemias, incêndios e solenidade. Além de toda a relevância nas atividades litúrgicas o toque dos sinos são elementos chave no processo de sociabilidade na Cidade do Salvador.” É a primeira vez na história secular da igreja que todos os sinos tocarão juntos nesse ritmo.

O sistema foi desenvolvido na Itália e depois instalado na Rússia. É a primeira vez que o sistema será instalado fora desses países, e a Bahia será o primeiro local das Américas a receber o equipamento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede