Connect with us

Geral

Plano de Ação Climática ganha reconhecimento internacional

Publicado

em

Engenheiro ambiental e presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação, o vereador André Fraga (PV) comemorou o reconhecimento internacional do Plano de Ação Climática de Salvador. Graças ao projeto, a capital baiana se tornou finalista do prêmio por melhores práticas de participação cidadã, concedido pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

Também conhecido como Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC), o documento foi lançado em 2020 e idealizado pelo vereador André Fraga. Na época, ele era o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

O projeto também teve parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), ICLEI América do Sul, WayCarbon, WWF, C40 e a Agência GIZ de Cooperação Alemã.

Conforme o vereador, a construção do PMAMC teve oficinas de participação de grupos da sociedade civil, algo que foi reconhecido pelo OIDP na premiação. “Os efeitos da emergência climática estão cada vez mais intensos e precisamos estar preparados para enfrentar estes desafios. Para isso, nada melhor do que a presença das pessoas que sentem na pele os problemas gerados. Por isso priorizamos a participação popular”, explicou.

O plano é composto de 57 ações (de curto, médio e longo prazo) relacionadas à mitigação e à adaptação climática. Um dos destaques é o objetivo ambicioso de neutralizar as emissões de carbono na capital baiana até 2049, quando a cidade completará 500 anos. O plano completo pode ser acessado no endereço https://bit.ly/pmamc.

Já o resultado do concurso será divulgado em outubro e a entrega do prêmio será em dezembro, na Conferência do OIDP, em Grenoble, na França. O prêmio é reconhecido mundialmente e tem uma parceria com a CGLU (Cidade, Governo e Locais Unidos), maior rede de cidades locais no mundo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede