Connect with us

Geral

PGP da Igualdade Racial apresenta propostas de combate ao racismo para Jerônimo

Publicado

em

Nesta quarta-feira (13), às 18h, o PGP da Igualdade Racial vai realizar ato político para apresentar conjunto de propostas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial ao pré-candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O evento vai acontecer na Casa de Castro Alves, na Rua do Passo, Centro Histórico, com a participação de diversas entidades e movimentos negros e sociais e lideranças políticas.

As propostas que irão compor o Programa de Governo Participativo (PGP) de Jerônimo foram apresentadas, via formulário, e amplamente debatidas pelos movimentos negros e sociais e diversas entidades de todo estado em encontros organizados pela SCRPTBa – Secretaria de Combate ao Racismo do PT/Ba, em parceria a Secretaria de Combate ao Racismo do PC do B da Bahia, do núcleo de políticas negras do MDB Afro e da Negritude Socialista Brasileira. Além da proposição de novas ações, os debates também avaliaram os avanços dos 15 anos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo da Bahia.

Serão apresentadas 13 novas propostas, entre elas, se destacam o fortalecimento do Sistema de Promoção da Igualdade; implementação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa; política para Povos e Comunidades Tradicionais; educação para as Relações Étnico Raciais; preservação da cultura negra; elaboração de Plano Estadual de Combate à Violência contra a Juventude Negra; combate às doenças que acometem à população negra; incentivo ao empreendedorismo e geração de trabalho, emprego e renda, e política de combate ao racismo ambiental.

O ato contará com as participações de diversas entidades negras, como CONEM- Coordenação Nacional de Entidades Negras; o MNU – Movimento Negro Unificado; UNEGRO – União de Negros Pela Igualdade; CONAQ (Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas Valmir dos Santos); Coalizão Negra Por Direitos; Rede de Mulheres Negras; Associação Cultural Steve Biko; Negritude Socialista Brasileira; e Enegrecer.

Também estarão presentes os presidentes do blocos afros Ilê Ayê, Antônio Carlos Vovô, do Olodum, João Jorge, e do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira; os vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador; Marta Rodrigues (PT); e Sílvio Humberto (PSB); as deputadas estaduais Olívia Santana (PC do B), e Fátima Nunes (PT), presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade; o deputado estadual Bira Coroa (PT); o deputado federal, Valmir Assunção (PT); a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reis; e o pré-candidato a Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Para o secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa, o ato representa um novo tempo na luta contra o racismo na Bahia. “O PGP Igualdade Racial do Programa de Governo de Jerônimo Rodrigues está propondo uma ampliação das conquistas já consolidadas e novas ações que irão impactar e promover a luta. Vamos construir um governo, que terá como principal representante um afro indígena, que dará voz e vez aos movimentos negros, desconstruindo estruturas racistas e avançando na inclusão e reparação racial em todo o estado de forma inédita, através de políticas públicas construídas com e para a população negra”, declarou.
Secretaria de Combate ao Racismo do PT/Ba

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede