Em Salvador
Pesquisa mostra perfil dos profissionais de enfermagem na Bahia
Os resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foi apresentada na tarde da sexta-feira (29), no Centro Cultural da Câmara, em um encontro dedicado a profissionais de saúde. A pesquisa inédita mostrou dados nacionais e locais sobre a situação atual da enfermagem.
De acordo com o estudo, a enfermagem no Brasil é composta por 75% de técnicos e auxiliares de enfermagem e 25% de enfermeiros, 73% dos profissionais baianos estão na capital. A pesquisa ainda mostrou que há mais homens trabalhando na área, que os salários são baixos e há desgaste profissional e exploração.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que também é enfermeira, falou que os resultados apresentados são impactantes. “É um convite à reflexão e união. Precisamos lutar para reverter essa realidade e para que a valorização corresponda ao serviço de saúde”, afirmou.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luisa de Castro Almeida, a pesquisa servirá como uma ferramenta importante. “Essa pesquisa tem sido muito esperada, pois fortalecerá a luta da enfermagem brasileira. A ideia é multiplicar e levar os resultados para toda a Bahia”, declarou.
