Geral
O Exército e as fronteiras, por Cláudio Silva

No início deste ano foi anunciado que o Exército Brasileiro ocuparia as fronteiras nas áreas vazias entre o Brasil e a Colômbia. Os espaços vazios reforçam as ações criminosas. O tráfico de drogas é um imenso problema na extensa fronteira entre os dois países.
E no último dia 11 o Jornal O Progresso informou que o Exército Brasileiro, através da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada “Brigada Guaicurus”, fechou a fronteira de Mato Grosso do Sul, com a ação de 800 homens. A finalidade é coibir delitos transfronteiriços e ambientais.
Enfim, somos um país-continente. O Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas. Nada menos do que 9 países fazem fronteiras com o Brasil.: Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e a Guiana Francesa. A noroeste a Colômbia. A oeste: Peru e Bolívia. A sudoeste; Paraguai e Argentina. E ao sul o Uruguai.
O Exército tem como missão preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da Constituição e pela manutenção da lei e da ordem. Em tempos de paz, uma das principais funções do Exército é defender as fronteiras brasileiras, garantindo a soberania nacional.
Somos um país com dimensões superlativas e há a necessidade de um aporte imensamente maior de recursos do Governo Federal no Exército Brasileiro neste sentido.
Entretanto, dentro das condições impostas os bravos integrantes do Exército Brasileiro cumprem com dedicação e amor à pátria esta missão.
Integridade, honradez, disciplina… São valores arraigados nas Forças Armadas.
Cláudio Silva é Mestre em Administração de Empresas e Oficial da Reserva do Exército Brasileiro
