Connect with us

Geral

No Centro Histórico de Salvador, Via Sacra reúne fiéis e comunidade para recordar os passos de Jesus no caminho para o calvário

Publicado

em

A Igreja Católica presente no Centro Histórico de Salvador, através dos templos religiosos, realizará nesta quarta-feira (6), às 17h, a Via Sacra que reunirá as Irmandades, Devoções, Confrarias, Ordens Terceiras, religiosos e leigos. Na ocasião, os passos de Jesus no caminho até o calvário serão relembrados em um percurso que sairá da Igreja Nossa Senhora da Ajuda e seguirá até a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo.

De acordo com o frei Felipe Ferreira, da Ordem dos Frades Menores (OFM), esta Via Sacra irá reunir todas as comunidades que fazem parte do Centro Histórico, sem exceção. “Vai ser algo que vamos conseguir congregar e reunir as comunidades, além de trazer a mensagem sinodal. Estaremos celebrando, em comunhão, este momento tão importante para nós, cristãos, percorrendo a Via Crucis, com os mesmos passos percorridos por Jesus. Diante disso, cada estação falará por si própria, pois iremos refletindo o caminho até o calvário associado ao que cada uma das Igrejas representa”, diz o frei Felipe, destacando que uma das estações mais fortes será a morte de Jesus, no Largo do Pelourinho, local de sacrifício, onde muitas pessoas morreram no passado.

Outra estação que marcará esta Via Sacra será a 13ª, quando Jesus é descido da Cruz e colocado sobre o colo da Virgem Maria. Este momento será recordado em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. “O filho morto nos braços da Mãe da esperança mostra que nós precisamos continuar a caminhada. Após a Igreja do Carmo, onde tem uma imagem do Cristo Morto, da autoria do artista conhecido como ‘O Cabra’, seguiremos para o Passo, uma Igreja que representa muito a religiosidade e a devoção do povo baiano”, afirma o frei.

Confira, abaixo, o percurso da Via Sacra, com início às 17h
1ª Estação – Igreja Nossa Senhora da Ajuda
2ª Estação – Palácio da Sé
3ª Estação – Catedral Basílica do Santíssimo Salvador
4ª Estação – Casa de Jandira (Rua do Bispo)
5ª Estação – Quartel do 18º BPM
6ª Estação – Igreja de São Francisco
7ª Estação – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
8ª Estação – Cruzeiro de São Francisco
9ª Estação – Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão
10ª Estação – Igreja São Pedro dos Clérigos
11ª Estação – Sede dos Filhos de Gandhy
12ª Estação – Largo do Pelourinho
13ª Estação – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
14ª Estação – Igreja do Carmo
15ª Estação – Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo

SERVIÇO:
O QUÊ: Via Sacra no Centro Histórico de Salvador
QUANDO: 6 de abril, às 17h
ONDE: Centro Histórico de Salvador, com início na Igreja Nossa Senhora da Ajuda e término na Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede