Pela Bahia
Maria Del Carmem propõe a criação do Dia Estadual do Carteiro

A criação do “Dia do Carteiro”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de janeiro foi proposta em projeto de lei apresentado pela deputada Maria del Carmen (PT) na Assembleia Legislativa. A proposição destaca que os primeiros serviços postais no Brasil ocorreram no período de colonização do país e estão diretamente ligados à atuação de Portugal em nosso território.
Primeiramente as pessoas que aqui estavam eram protagonistas das informações enviadas à longa distância para Portugal, através das cartas. Os serviços postais oficiais, posteriormente, foram realizados pelos assistentes do Correio-Mor das Cartas do Mar, que deu início à primeira ordem postal do mundo.
No entanto as pessoas resistiam em pagar os serviços dos correios, pois preferiam usar os serviços gratuitos prestados pelos tropeiros, bandeirantes e escravos, mesmo com a criação do Correio-Mor, tornando a entrega das correspondências precária no Brasil Colônia até o século XIX. Sendo Assim, D. Pedro I reorganizou os correios instituindo reformas postais necessárias, especialmente à criação do quadro de carteiros. Portanto, vale lembrar que a palavra “correio” possui o mesmo significado que as palavras “carteiro” e “mensageiro” empregam, porém os serviços prestados pelos carteiros, assim como conhecemos hoje, apenas se iniciou no Brasil no Período Regencial.
Atualmente, para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil e fazer entrega dos 8,3 bilhões de objetos por ano, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possui em seus quadros mais de 56 mil carteiros, o que representa mais da metade do efetivo da empresa. Segundo o site dos Correios, os carteiros agregam função social extremamente relevante em vários setores.
“Os carteiros são também responsáveis pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania, como por exemplo de incentivo de combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea”, diz a parlamentar petista.
Sendo assim, em virtude da relevância do tema, levando em consideração do “Dia Nacional do Carteiro”, proponho a instituição do “Dia Estadual do Carteiro”, a fim de promover uma homenagem consistente aos carteiros, os quais promovem serviços imprescindíveis à sociedade”, finalizou a deputada Maria del Carmen.
