Connect with us

Geral

Idealizadora da Escolinha Maria Felipa, Barbara Carine, participa do Scream Festival 2021

Publicado

em

A idealizadora e consultora pedagógica da Escolinha Maria Felipa, Bárbara Carine, participa na próxima sexta-feira, 03 de dezembro, das 10h às 10h50, no Espaço Cultural da Barroquinha, do Salvador Creativity and Media Festival – Scream 2021, na mesa Criando Prodígios – Educação de Talentos Infantis. Em sua participação, Bárbara Carine – que é doutora em ensino, filosofia e história das ciências – falará a respeito da educação afro referenciada, antirracista e decolonial da Escolinha, criada em 2017, no processo de adoção de sua filha, contará o histórico – de educação infantil e ensino fundamental – e trará informações a respeito da organização pedagógica atual da instituição.

O diálogo, que ocorre presencialmente para o público, é mediado pelo jornalista André Santana (UOL) e conta com a participação da também jornalista Donminique Santos (mãe da artista infantil Lilica), de Diogo Reyes – representante da Escola Via Magia, e Marcos Barros – representante da NEOENERGIA. O Scream Festival 2021 vem com a temática “Novas formas do agora”, com o propósito de entender, debater e fomentar o mercado criativo e empreendedor a partir das tendências na sociedade que caminha para o pós-pandemia.

Escola Maria Felipa
A Escola Maria Felipa funciona até o segundo ano do ensino fundamental I, é trilíngue – português brasileiro, inglês e libras, além de ser a primeira escola afrobrasileira do país. Com matrículas abertas para 2022, a instituição de ensino infantil é afroreferenciada,  decolonial, valoriza a diversidade e carrega o nome de uma mulher, uma referência histórica de força, luta e liderança, como compromisso à ancestralidade africana. A instituição ainda produz materiais didático-pedagógicos antirracistas, disponíveis na lojinha virtual da escola. A Escolinha desenvolve ainda o projeto Adote um Educande, que oferta bolsas estudantis para crianças negras e/ou indígenas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto, que já beneficia 10 crianças e existe desde 2019, se mantém através de financiamento coletivo (https://www.catarse.me/adote_umx_educandx_maria_felipa_ae78), por doações do público externo. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede