Connect with us

Destaques

Fundação Pedro Calmon recebe obras da escritora Myriam Fraga

Publicado

em

Myriam Fraga faleceu em 2016, mas deixou uma obra com mais de 20 livros publicados entre poesia e prosa onde privilegiava a figura feminina. Com o intuito de preservar a memória e o legado da poetisa baiana, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) vai receber um conjunto de obras da escritora na próxima quarta-feira (10).

A assinatura do termo de entrega acontece às 17h30 na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/ Barris), marcando a abertura da Poesia É Coisa de Mulheres, exposição sobre a vida e obra de Myriam Fraga, disponível até o dia 31.

O evento contará com a presença do diretor da FPC, Zulu Araújo, e a coordenadora editorial da Fundação Casa de Jorge Amado, Bete Capinan, também amiga de Myriam – e quem incentivou a doação do acervo à Fundação. Ao todo, serão 20 conjuntos com 18 painéis com obras da escritora que seguirão para as bibliotecas públicas e salas de leitura do Estado.

Bete Capinan conta que a ideia surgiu após repercussão da exposição na Galeria Solar Ferrão e achou interessante que o tributo fosse realizado também em outros locais. “No começo fiquei pensando como seria uma logística para chegar às cidades, e aí eu lembrei que a Fundação Pedro Calmon tem um trabalho extraordinário com as bibliotecas. Nada mais justo que fosse a Fundação que levasse este trabalho adiante”, diz Bete.

Para o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, “a FPC se sente honrada e gratificada por poder ter em seu acervo poemas tão belos e profundos quanto foi a vida de Myriam Fraga”.

_Sobre Myrian Fraga -_ Começou a publicar poemas em jornais e revistas no final da década de 1950. Foi colunista do jornal A Tarde (1984-2004) e foi a primeira diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. Entre 1980 e 1986, esteve à frente de projetos pioneiros na Fundação Cultural do Estado da Bahia e foi responsável pelo projeto de criação do Centro de Estudos de Literatura, hoje Departamento de Literatura. Com poemas traduzidos para o inglês, espanhol, francês e alemão, participou de diversas antologias no Brasil e no exterior. Myriam foi membro efetivo da Academia de Letras da Bahia e membro da Associação Baiana de Imprensa.

*Serviço:*
O quê: Assinatura do termo de doação e Exposição Poesia É Coisa de Mulheres escritora Myriam Fraga;
Quando: 10 a 31 de julho; às 17h30.
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede