Connect with us

Geral

Ex-treinadora da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica ministrará curso na Bahia

Publicado

em

Desde 2005, a técnica e professora Giurga Nedialkova, da Bulgária, é
presença constante nos treinamentos da ginástica rítmica brasileira. Ela, que já comandou a Seleção Brasileira em 2010, e conseguiu melhorar a técnica e a postura das atletas e até vislumbrar quais seriam destaques na modalidade, tendo participação nas carreiras de ginastas vitoriosas, como Larissa Barata e Natália Gáudio.

Retornando a Bahia para contribuir com a evolução do esporte, Nedialkova ministrará um curso nos próximos 2 e 3 de Julho, no Ginásio do Aracuí em Lauro de Freitas, dando continuidade ao trabalho que realiza na Bahia há mais de uma década. A técnica – que chegou no domingo – criticou duramente como o País trata seus atletas. Para ela, três palavras resumem o caminho para que o Brasil possa despontar na modalidade: olhar, cuidar e desenvolver. “No Brasil não existe esporte de alto rendimento. Aqui se cria um atleta para colecionar títulos, por isso ele não tem vida longa. Assim, ele é forçado a ter uma qualidade física que para a idade dele ainda não é possível”, comentou.

“Há alguns anos fizemos uma seleção de meninas muito boa, como resultados expressivos. Desde então trabalho dessa mesma forma com os
clubes, de forma planejada e individualizada. Também oriento as técnicas para que haja sequência no trabalho”, afirmou Nedialkova, apontando a importância da preparação dos profissionais, como especialização ou escola de ginástica rítmica no currículo, faz diferença no crescimento qualitativo da modalidade.

O curso de imersão técnica em GR, alem da presença de Giurga Nedialkova, será ministrado por um equipe de profissionais de expressão corporal, manejos, dança e nutrição, ao longo de 12 horas, e é promovido pelo clube GEGYM com apoio da Federacao Baiana de Ginástica.
Bahia de olho no Brasileiro .

A vinda de Giurga Nedialkova para a Bahia serve como parte da preparação das ginastas para o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, que acontece em setembro. Os treinos serão também focados para o alto rendimento das atletas, iniciantes ou avançadas, que participarão das competições locais pelos diversos clubes filiados à federação.

Ginastica Rítmica – A Ginástica Rítmica (GR) é considerada uma modalidade esportiva completa pela união de um lado arte, que busca a graça, com o lado técnico, desenvolvendo a coordenação motora e disciplina em crianças. Através da prática da GR encontra-se um meio eficiente de inclusão social, promovendo saúde física e mental com possibilidades imensuráveis de aflorar e descobrir talentos. É um caminho para o sucesso ao alcance de todas as classes da sociedade, colocando em destaque todos aqueles que fazem parte, explorando a espontaneidade da criança, e suas próprias ações, para que ela adquira, de forma saudável, novas habilidades.

CEGYM – O CEGYM é uma escola especializada em Ginástica Rítmica, filiada à Federação Baiana de Ginástica (FBG) e dirigida pela ex-ginasta da Seleção
Brasileira, Bianca Maia. Há 6 anos, desenvolve a modalidade desde a
iniciação esportiva ao alto rendimento, com polos espalhados pela cidade de Salvador e uma metodologia própria, auto didática e inclusiva.

Amazonense, de 28 anos de idade, Bianca Maia é graduada em Educação Física, compôs a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, na categoria adulta entre 2011 à 2013, quando sagrou-se TRICAMPEÃ SULAMERICANA consecutiva (2011, 2012 e 2013), CAMPEÃPANAMERICANA em 2011
conquistando 3 medalhas ouro nos Jogos Panamericanos de Guadalajara – México, e em 2013, conquistando para o Brasil, junto à Seleção Nacional a histórica medalha de bronze em uma etapa de Copa do Mundo, realizada em Minsk, Bielorrússia. Hoje também atua como comentarista oficial da emissora Rede Globo de Televisão e SporTV na modalidade Ginástica Rítmica, carimbando sua participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 e em Tóquio 2020. Também já esteve à frente da coordenação da GR na Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Atualmente, morando em Salvador, Bianca Maia se dedica à parte técnica, coordenando o CEGYM desde 2015.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede