Connect with us

Geral

Enem online deverá ser realidade nos próximos anos, afirma especialista

Publicado

em

Última pesquisa do INEP revelou que 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia e devem seguir utilizando recursos do ensino online para não perder o ano letivo em 2022. O Brasil deve, assim como outros países, se preparar para investir em ensino remoto de forma permanente e não provisória, afirma o especialista em educação e tecnologia com 20 anos de experiência, Alfredo Freitas.

Mais de 90% das escolas brasileira suspenderam as aulas presenciais no Brasil. Os dados são de uma pesquisa divulgada este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Outro estudo, o mapa World Innovation Summit for Education (Wise), mostra que até 2030, a maior parte do ensino no mundo será personalizada e online. Uma mudança que já começou e é irreversível, segundo Freitas.

“A alta abstinência ao exame do Enem em 2021, por exemplo, pode representar que as pessoas querem a praticidade de estudar e serem avaliadas de forma online. O mundo já se prepara para ampliar a modalidade de ensino via internet e assumir o modelo educacional híbrido (online e presencial) no curto prazo. O Brasil deveria seguir essa tendência”, afirma o especialista que tem 20 anos de experiência em tecnologias da educação.

 

O educador que é diretor de Educação e Tecnologia da universidade americana, Ambra University, afirma que estudar remotamente já está virando um hábito e que as pessoas terão dificuldade para retornar ao ensino totalmente presencial. A universidade foi pioneira na oferta de cursos de formação complementar no exterior em português e totalmente online há 10 anos.

“O mundo já se prepara para tornar o modelo híbrido de educação uma realidade mesmo após a pandemia. Nos EUA, agora em janeiro, não houve retorno ao ensino presencial nas universidades. Na Europa, gestores públicos e privados da educação já planejam modelos híbridos que permitam a continuidade do aprendizado de forma melhorada a partir da internet”, explica o especialista e educador Alfredo Freitas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede