Connect with us

Geral

Emerson Penalva pede incentivo e manutenção de idosos no mercado de trabalho

Publicado

em

O vereador de Salvador, Emerson Penalva (Podemos) indicou à prefeitura, um estudo de viabilidade técnica para implantação de um programa de incentivo à inserção e a manutenção de idosos no mercado de trabalho, na capital baiana. O PIN-40/2022 visa colocar em prática o programa Terceira Idade em Atividade, projeto que beneficia ainda empreendedores de Salvador que reservarem vagas para idosos.

“O programa constitui um conjunto de ações destinadas a estimular a contratação de trabalhadores idosos e de serviços prestados por pessoas com mais de 60 anos, criar um cadastro único para intermediar trabalhadores idosos e vagas no mercado de trabalho, bem como fornecer cursos e projetos de capacitação e reciclagem profissional para este público, realizar campanhas informativas e de conscientização, visando à redução do preconceito de idade no mercado de trabalho e aumentar o acesso de pessoas idosas em concursos públicos”, destacou o edil.

Penalva propõe ainda que o Terceira Idade em Atividade beneficie também empresas sediadas em Salvador. Os empregadores que aderirem ao programa reservando percentual de 5% de vagas para idosos, poderão receber benefícios fiscais, como isenção de 5% do valor devido mensalmente a título de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN; ou isenção de 5% do valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU devido pela pessoa jurídica por imóvel de sua propriedade, utilizado na respectiva atividade.

“O projeto é de grande importância para nossa sociedade, tendo em vista o gradual e implacável envelhecimento da população brasileira, o déficit previdenciário e a situação de vulnerabilidade que afeta tantos idosos, além da falta de assistência e de suporte para qualificar esse público frente às novas tecnologias, deixando uma parcela da população à margem da sociedade”, acrescentou.

Para implantação do projeto, o vereador sugere realizar convênios, acordos de cooperação e protocolos de intenções com organizações da sociedade civil, instituições de ensino nacionais e internacionais, públicas ou privadas, empresas e entidades do serviço social autônomo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede