Connect with us

Geral

Dia do Comerciante: Cerca de 40% das empresas abertas este ano foram do segmento do Comércio

Publicado

em

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico do país. No mês que se comemora o Dia do Comerciante em 16 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) destaca que, o setor tem importante envolvimento na economia da Bahia. Até junho de 2022, o segmento do Comércio foi responsável por 39,8% do total de aberturas de empreendimentos no estado, segundo dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).
O comércio é também um dos setores que mais geram empregos no país. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo de empregos na Bahia para o setor de comércio no ano passado foi de 35,8 mil postos de trabalho, o maior resultado dentre os estados da região Nordeste. Em 2021, o segmento de Serviços participou com 64,4% do PIB do estado, tendo o setor de comércio uma participação de 18% dentro da estrutura.
O setor engloba do pequeno ao grande varejo, passando pelo comércio de alimentos, vestuário, eletrodomésticos, áudio e vídeo, utilidades domésticas, dentre outros. A SDE assinala que o perfil dos empreendedores vem mudando a cada ano em função do fortalecimento e ações que promovem o empoderamento feminino. O Sebrae Bahia aponta que 36% dos comércios são liderados por mulheres.
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede