Connect with us

Geral

Cuidados com instalação e armazenamento de botijão de gás pode evitar explosões

Publicado

em

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) mais conhecido como gás de cozinha é utilizado no comércio, indústria, no agronegócio e principalmente nas residências. Gênero de primeira necessidade, quando se fala em botijão de gás muita gente tem uma história de susto para contar. Um vazamento ou até mesmo uma explosão. Mas se observarmos as características físicas e fizermos uso seguro e preventivo é possível evitar acidentes.

“O botijão de gás é um dos fatores de risco existentes na cozinha, por apresentar alta densidade o gás pode gerar explosões, para evitar acidentes como esse é fundamental o cuidado desde o momento da compra até o momento do uso que deve ser adequado e seguro. Na compra, o consumidor deve ficar atento a algumas características como inviolabilidade do lacre, a marca visível no botijão ou cilindro e analisar se o recipiente está amassado ou danificado. Durante o uso é fundamental estar atento, embora o produto seja inodoro, a substância mercaptano a base de enxofre é acrescentada no gás, como medida de alerta, caso seja detectado vazamento é importante algumas medidas de segurança para evitar explosões, como não acender fósforos ou luz, evitar usar telefone e celular, não ligar eletrônicos ou eletrodomésticos se possível desligar os registros gerais dos ambientes, e entrar em contato imediatamente como Corpo de Bombeiros”, afirma a engenheira de segurança e diretora da AGNI Engenharia e Projetos, Patrícia Suede.

O gás de cozinha, apesar de ser indispensável, pode ser altamente perigoso se alguns cuidados necessários não forem tomados. Para evitar acidentes, a engenheira de segurança Patrícia Suede, preparou algumas dicas. Confira:

Cuidados na hora de comprar – Na hora de adquirir um botijão de gás, é essencial fazer a compra apenas em revendedores confiáveis e devidamente cadastrados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que seguem normas rígidas de qualidade e segurança. Assim, é possível ter certeza de que o equipamento está funcionando de maneira correta, o que não é garantido quando o botijão é comprado em estabelecimentos clandestinos. Outro ponto importante é estar atento à data de validade do botijão, já que a data expirada indica que o produto não está mais apropriado para uso.

Coloque o botijão no lugar certo – O local onde o botijão de gás será armazenado é uma questão que deve ser tratada com cuidado, por estar diretamente ligada à segurança dos moradores. O mais indicado é colocar o botijão de gás em uma área externa ou em local bem arejado. Assim, caso haja um vazamento de gás, ele não ficará acumulado em um único cômodo, aumentando o risco de acidentes. Também é importante garantir que as outras partes do botijão, como a mangueira, não sejam submetidas a altas temperaturas, sendo inadequado o contato direto do equipamento com o fogão, por exemplo.

Cuidados com o equipamento – O botijão de gás precisa ser manuseado e armazenado com alguns cuidados, e o equipamento deve estar sempre em boas condições. Não é recomendado, em nenhuma hipótese, deixar o recipiente na posição horizontal. Muitas pessoas imaginam que assim será possível aproveitar o produto ao máximo, quando na realidade isso pode causar o vazamento de gás pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

Faça o teste de vazamento periodicamente – O teste de vazamento é uma maneira simples de garantir que o produto não está apresentando nenhum risco. Para isso, ao conectar o regulador de pressão, basta passar uma boa quantidade de espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Caso apareça alguma bolha, significa que existe vazamento. Neste caso, o regulador deve ser desconectado e o procedimento, repetido. Caso as bolhas persistam, é necessário solicitar a troca imediata do produto.

Sobre a AGNI – A AGNI ENGENHARIA é uma empresa com foco na área de Prevenção e Combate a Incêndio. Seu nome surgiu em referência a esse fenômeno tão poderoso que é o fogo. A palavra tem origem no Sânscrito.

Criada em 2018, a AGNI é formada por profissionais que já trabalham na área há 15 anos. Temos também Engenheiros Agrimensores e Engenheiros Eletricistas, o que nos permite atuação em outras áreas como: Consultoria na área de Engenharia de Segurança, Consultoria na área de Agrimensura, Treinamentos NR-10, NR-35, NR30, Levantamentos Planimétricos, Levantamento Altimétricos, Levantamentos Planialtimétricos, Georreferenciamento e Geoprocessamento e Projeto de Loteamento.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede