Connect with us

Pela Bahia

Cidades baianas recebem Wi-Fi gratuito em praças públicas

Publicado

em

Oferecer internet gratuita para o cidadão. Esse é o principal objetivo do Conecta Bahia, ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que vai levar Wi-Fi gratuita a praças públicas de municípios baianos. Com investimento inicial estimado em quase R$ 2 milhões, a iniciativa conta com recursos próprios e emendas estaduais e federais para oferecer conectividade em 200 localidades de toda a Bahia.

Aratuípe é a primeira cidade da Bahia a ter o ponto de conexão entregue pela Secti. A cerimônia de entrega, na tarde deste domingo (13), na Praça José Alves da Silva, contou a presença da secretária em exercício Mara Souza, do prefeito professor Tone, da deputada estadual Maria del Carmen, que destinou emenda para o projeto, e demais autoridades. O cronograma de inaugurações prevê que os próximos municípios a serem contemplados são Lençóis, Amargosa, Tanquinho e Capim Grosso. No total, cada ponto vai permitir que até 250 pessoas possam utilizar a rede simultaneamente, que contará com placas informativas sobre o uso da tecnologia. O cronograma de instalação segue do mês de janeiro até o final de 2022.

O coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, acredita que o Conecta Bahia pode se tornar uma boa ferramenta de comunicação entre a gestão pública e a população, integrando os cidadãos às iniciativas dos governos estadual e municipais. “Por intermédio da utilização da tecnologia Wi-Fi em praças, a administração pública poderá entender melhor as demandas da população, criando um canal ativo de participação do cidadão. No futuro, essas informações podem, inclusive, servir de base para a criação de políticas públicas”.

Inicialmente os municípios contemplados são: Acajutiba, Adustina, Alagoinhas, Amargosa, Anadaraí, Aratuípe, Barro Alto, Barro Preto, Biritinga, Botuporã, Brejões, Cachoeira, Caculé, Capim Grosso, Carinhanha, Central, Chorrochó, Conceição de Feira, Conde, Cordeiros, Dias Dávila, Dom Macedo Costa, Feira da Mata, Gandu, Guajerú, Iaçu, Ibitiara, Igaporã, Ilhéus, Irará, Irecê, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itanhém, Itiruçu, Jacobina, Jandaíra, Lagoa Real, Lajedão, Lamarão, Lapão, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Malhada, Malhada de Pedras, Mortugaba, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Ouriçangas, Paripiranga, Piripá, Planalto, Poções, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Santa Bárbara, Santa Inês, Santa Rita de Cássia, Santo Amaro, São Felipe, Sebastião Laranjeiras, Simões Filho, Tanquinho, Teolândia, Una e Uruçuca.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede