Connect with us

Geral

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo serão iniciadas em Salvador

Publicado

em

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dará início, nesta segunda-feira (4), às campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo. Nesta primeira fase, a imunização está disponível para trabalhadores da saúde e idosos a partir dos 60 anos.

Todas as 156 salas de vacina montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município atendem o público elegível. A SMS também realizará a imunização domiciliar, preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, através do Vacina Express.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Matatu, em Brotas, a procura deve demanda maior para vacina de gripe. Aos 87 anos de idade, o aposentado Florentino Cerqueira esteve no posto à procura da vacina de reforço da Covid-19. Com o início da campanha, decidiu tomar a de gripe e logo seguiu para outra unidade onde iria tomar a quarta dose. “É bom garantir logo né, até por causa do reforço da imunidade contra a gripe”.

De acordo com a enfermeira Carla Brito, responsável pela imunização na unidade, a expectativa é grande para vacinar o máximo de idosos e trabalhadores da saúde para gripe e os trabalhadores de saúde para sarampo. “Vamos vacinar todos, com exceção das gestantes que devem aguardar o puerpério”.

A médica Hithalla Carvalho também garantiu a vacina de gripe no posto. Para ela, a vacina ajuda a proteger, “até porque a Covid está controlada, mas a gripe está aí. Quis tomar logo para evitar novas emoções”, disse.

A bancária aposentada Maria da Conceição Souza, de 71 anos, foi acompanhada das irmãs Tereza e Maria, além da secretária Nivalda e do cunhado Luiz. Como todos estavam elegíveis para receber a vacina da gripe, aproveitaram o primeiro dia sem filas.

Segundo Conceição, eles decidiram ir logo ao posto para evitar a gripe e, quando vier a quarta dose da Covid, eles estejam todos com o ciclo vacinal completo. “É importante, até pela segurança com relação à minha saúde e idade.  Há muitos anos tomo a vacina e não fico gripada. Por isso eu faço questão de vir logo no início da campanha”.

Vacinação volante – As equipes volantes percorrerão instituições de Longa Permanência, hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde com a busca ativa da população-alvo. Serão instalados, ainda, pontos de vacinação em shoppings, estações de transbordo e espaços com grande circulação de pessoas para ampliar o acesso às doses.

Gripe – A campanha contra a gripe está dividida em duas fases. Na primeira etapa, que acontece de 4 de abril até 2 de maio, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.

A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para estratégia. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de pessoas façam parte do público-alvo da campanha da gripe este ano.

Sarampo – A estratégia contra o sarampo também está dividida em duas etapas. A primeira segue até o dia 2 de maio, para os trabalhadores da saúde (independente da situação vacinal). As gestantes estão isentas da imunização.

A partir de 3 de maio até 3 de junho, será a vez das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.

Cerca de 552 mil moradores da capital baiana estão elegíveis para a atualização vacinal contra o sarampo. O objetivo da campanha é proteger pelo menos 95% desse público

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede