Connect with us

Em Salvador

Câmara Municipal de Salvador promove a FLICAMS de 18 a 20 de novembro

Publicado

em

A 1ª Festa Literária da Câmara Municipal de Salvador (FLICAMS) acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, integrando a Flipelô+, programação paralela à Festa Literária Internacional do Pelourinho. O evento será no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino. A abertura oficial será feita no dia 18, às 14h30, pelo presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), ao lado da vereadora Maria Marighella (PT), gestora legislativa do Centro.

A programação gratuita estará disponível diariamente das 13h às 19h e vai contemplar lançamentos de livros, mesas temáticas e apresentações artísticas. No sábado, as atividades serão das 10h às 19h. Com a FLICAMS, o Centro de Cultura estreia o projeto em parceria com as editoras baianas Caramurê, Edufba, Mondrongo, Pinaúna, P55 Edição, Segundo Selo e Solisluna, expositoras da feira de livros.

A Festa Literária integra projeto de retomada proposto pelo equipamento após período de suspensão de atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, tendo como diretrizes para este novo momento as insurgências, emergências e confluências das artes e das culturas de Salvador, como diz a vereadora Marighella: “Iremos discutir e celebrar a vasta produção literária e editorial feita em nossa cidade, com a participação de um conjunto de editoras locais no processo de formulação e produção do evento”.

Na lista de títulos a serem lançados na FLICAMS estão “Navegação errante: memórias de viagens” (Editora Mondrongo), de Paulo Ormindo de Azevedo; “O mistério da mula sem cabeça” (Segundo Selo), de Jaqueline Santana; “Pedra de Xangô: patrimônio cultural?” e “Pedra de Nzazi, Xangô e Sogbo?” (Pinaúna Editora), de Maria Alice Silva e Walter Passos; e “Todos os dias depois de hoje” (Segundo Selo), de Rodrigo Araújo; e “Vestidinho de vastidão” (P55 Edição), de Zuarte Júnior.

Mesas temáticas – A FLICAMS apresentará cinco mesas temáticas para debater assuntos que estreitam as relações entre a cidade, suas demandas contemporâneas e a produção editorial em Salvador.

No primeiro dia do evento, 18 de novembro, às 15h, a mesa 1 abordará “A narrativa da imagem no espaço urbano”, com a pintora, ilustradora, cenógrafa, arquiteta e urbanista Amine Barbuda e o artista visual JAMEX – cuja exposição individual “Fim do Medo” estará aberta à visitação no Centro de Cultura durante a FLICAMS –, sob mediação da designer e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo Jana Chavier.

Em seguida, às 17h, na mesa 2, “Desafios da urbanização de uma cidade em dois planos” serão tratados por Carlos Ribeiro, escritor, jornalista e professor; Glória Cecília, professora de Arquitetura; e Paulo Ormindo Azevedo, arquiteto, escritor e membro da Academia de Letras da Bahia, com mediação da vereadora Maria Marighella.

No segundo dia, 19 de novembro, às 15h, a mesa 3 abordará “Histórias afro-brasileiras e identidades na literatura infantojuvenil”, com as escritoras Jaqueline Santana, também pedagoga; Maria Alice Silva, também jurista; e Mel Adún, também jornalista e tradutora, com mediação da artista visual e professora Rebeca Silva. A mesa 4, às 17h, terá os poetas Douglas de Almeida, Zuarte Júnior e Alex Simões, na mediação, para falar de “Poesia na Cidade da Bahia”.

A última mesa temática, no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, às 10h, será de “Literatura negra feminina na Bahia”, com a poeta Anajara Tavares; a professora, pesquisadora e escritora Hildália Fernandes; e a escritora e doutoranda em Literatura Juciane Reis, mediadas pela atriz, dramaturga, crítica cultural e jornalista Mônica Santana.

Apresentações artísticas – Os três dias da FLICAMS serão encerrados com performances artísticas. No dia 18, às 18h30, a AfroDrag Barbárie Bundi apresenta “Água Viva”, com dramaturgia de Daniel Arcades, mergulhando nas reflexões sobre afetividade negra na contemporaneidade, amor e ancestralidade.

No dia 19, também às 18h30, o cantor e compositor Orí toca sua mistura de ritmos, tambores e guitarras psicodélicas. Já no dia 20, a partir das 16h, um sarau de poesia já tem presenças confirmadas do Sarau da Onça e do Slam das Mina.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede