Connect with us

Geral

Bahia: Vice-governador defende protagonismo do interior em encontro do Conselho de Desenvolvimento Territorial

Publicado

em

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, abriu a última reunião do ano do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), do qual é presidente, nesta sexta-feira (17). Durante a reunião foi apresentado o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT) do Extremo Sul. Ao fim da apresentação, o gestor aceitou apadrinhar o projeto e defendeu o aumento da receita do estado. Lembrou ainda a importância do conselho, que foi criado para que cada representante traga ao governo as demandas do seu Território de Identidade.

“Hoje a Região Metropolitana arrecada 72% de ICMS, enquanto o restante do interior fica com 28%, queremos chegar em 50/50%. Mas para que isso aconteça, precisamos que a riqueza caminhe para o interior. Fizemos um projeto de desenvolvimento econômico de cada Território de Identidade e o Governo do Estado tem feito investimentos para aumentar a receita da Bahia. Recentemente inauguramos a ponte que liga Barra a Xique-Xique. Estamos implantando usinas de açúcar a álcool no Oeste baiano, onde vamos implantar a primeira escola técnica de irrigação do Brasil, no município de Barra. Com a Fiol, a receita do estado vai dobrar com a exploração dos minérios e a ponte Salvador-Itaparica vai desenvolver todo o seu entorno. Contudo, para que tudo isso aconteça temos que planejar pra não termos um crescimento desordenado”, afirma Leão.

Participaram da agenda o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira, além de Alex Chaves, coordenador do Colegiado do Território de Identidade e vice-prefeito de Itanhém, Jeilly Vivianne, que apresentou o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura, Elton Santiago, do Desenvolvimento Social da Suzano, Joice Grave, Relações Corporativas da Suzano, Vinícius Teixeira, representante do Banco do Nordeste, Vanuza Vieira, Agente de Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul. Estiveram presentes também técnicos da Seplan. Leão deixou a reunião sob a condução do secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede