Connect with us

Geral

Alimentação detox ameniza excesso das festas

Publicado

em

É comum, após festas prolongadas, o organismo ficar sobrecarregado e precisar ser desintoxicado. Com os festejos juninos, a coisa não é diferente. Pelo contrário, é um mês inteiro de comida e bebidas típicas, que deixam o corpo cansado. Por isso, a dica dos nutricionistas sempre tem sido: desintoxicar o corpo.

“Sintomas como intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição são os principais sintomas após festas prolongadas. Assim, é necessário ‘limpar’ o organismo de forma geral para que ele retome suas funções e mantenha o quadro saudável”, explica a nutricionista da Oliverde, Leidi Oliveira.

É aí que entra em cena a dieta detox. “Os sucos detox são combinações que aliam vegetais e frutas, sendo altamente nutritivos e alcalinizantes. Isso auxilia no processo de eliminação das toxinas e na redução do inchaço”, explica Leidi. “Além disso, estes sucos, geralmente, não possuem um índice glicêmico alto, lembrando que eles não podem ser adoçados”, acrescenta a nutricionista.

Ao exagerar na quantidade ou qualidade dos alimentos e bebidas, o corpo logo sofre as consequências. Excesso de gordura, álcool, sal e açúcar podem ser sinônimos de cansaço, gases, retenção de líquido, e claro, ganho de peso. Um bom resultado na desintoxicação requer cuidados. Por isso, Leidi alerta: “cerca de três dias antes, retire o café da dieta, para que a cafeína não atrapalhe a ação da enzima citocromo, responsável pela eliminação de toxinas e neste período prefira alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos”.

Para ter apenas boas lembranças das comemorações e esquecer o mal-estar, Leidi Oliveira, dá algumas orientações. “Sucos preparados com vegetais e frutas como a couve, cenoura, espinafre, salsa, laranja, maçã, frutas vermelhas etc, são ricos em fibras e substâncias com ação antioxidante e detoxificante, e ajudam a eliminar toxinas e enxugar medidas. O chá verde e o chá de hibiscus também podem ajudar, já que possuem ação diurética e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo”.

Além disso, a especialista recomenda nesse período uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves. “O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde”, esclarece. “Dessa forma, em poucos dias o organismo já se restabelece, mas esses produtos podem continuar sendo consumidos para a manutenção da saúde”, conclui.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE


ESTAMOS NO Facebook

Copyright © 2017 Política na Rede