Codesal reitera importância de registrar ocorrências através do 199

Durante o período chuvoso, diversas regiões de Salvador sofrem com as consequências do mau tempo. As ocorrências que envolvem desabamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros, dentre outras que acontecem neste período, são registradas durante o plantão de 24h da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O órgão reitera a importância e a necessidade de entrar em contato, gratuitamente, com o telefone 199 para relatar situações de emergência, pois somente após este contato a vistoria pode ser executada.

Atualmente, o 199 é a única porta de entrada dos chamados para a Codesal, devido à uniformização e detalhes na prestação de informações. Isso se deve à integração entre os sistemas de Gestão da Defesa Civil e o do serviço telefônico, que faz com que as solicitações sejam rapidamente visualizadas.

Além disso, a comunicação integrada faz com que um técnico seja rapidamente deslocado para atendimento. A partir desta entrada é possível visualizar em tela as áreas com maiores demandas e os tipos adequados de solicitações, que são registradas pelos atendentes, definindo assim a ordem de prioridades e atendimento mais rápido e assertivo das demandas dos cidadãos.

Quando ligar – A Codesal pode ser acionada quando o cidadão identificar a existência de risco à própria vida ou a de outras pessoas. Isto pode ocorrer, no caso de imóveis, caso ele note infiltrações, fissuras ou rachaduras.

Outras ocorrências que e encaixam no acionamento do órgão são desabamentos de partes do imóvel, ou de outra estrutura que ofereça risco à segurança dos usuários e/ou transeuntes; desabamento total de imóveis; destelhamento ocasionado por agentes climáticos e as suas consequências; e alagamento de imóveis e/ou áreas que deixem o ambiente em condições insalubres. Também podem ocorrer, através das chamadas, as “vistorias de área”, nos casos de locais em que pessoas morem próximas a galerias de drenagem, encostas desprotegidas ou até mesmo pedreiras.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM