Treinar para Empregar aposta na qualificação profissional para ocupação de vagas

Dirigir o olhar nas redes sociais para as páginas de emprego e deparar-se com exigências da experiência para ocupar vagas de emprego tem sido uma realidade enfrentada pelos jovens brasileiros. Em Salvador não é diferente. Com o foco neste cenário, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Emprego e Renda (Semdec), por meio da Diretoria do Trabalho e Empreendedorismo, criou o Programa Treinar para Empregar. A intenção é aumentar a empregabilidade e geração de renda na capital baiana, bem como fomentar o interesse pelo empreendedorismo, pela via da qualificação profissional.

Só este ano, foram disponibilizadas 350 vagas de cursos on-line, registrando uma grande procura com o preenchimento total do cadastro de reserva, sobretudo por pessoas que não conseguem emprego e estão em busca de conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento no mercado de trabalho. Foi o caso de Cibele Almeida Passos, 24 anos, formada há dois anos em Farmácia pela Faculdade Dom Pedro II, e que desde abril está cursando Supervisão de Logística.

Com carga horária de 168 horas, o curso de Supervisão de Logística será concluído em julho e Cibele sente-se estimulada com o aprendizado adquirido até agora. Ela espera aproveitar na prática o conteúdo programático que integra temas relacionados à área farmacêutica, como estoque de produtos e planilha em Excel, assim como Empreendedorismo e Comportamento.

Funcionamento – Para a realização do Treinar para Empregar, a Semdec firmou parcerias com o Senai e o Senac, que possuem professores imbuídos com formação e experiência adequadas para atender a um público situado na faixa etária acima de 18 anos, portador do Ensino Médio completo e com acesso à internet. As grades dos cursos foram elaboradas com o objetivo claro de qualificar e aperfeiçoar pessoas para o mercado de trabalho formal, promovendo conhecimento para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Em conjunto com o Senai, o programa está realizando atualmente os cursos de Operador de Telemarketing, Manutenção de Notebooks e Almoxarife, além de Supervisor de Logística, beneficiando um total de 190 alunos. Esta semana, foram iniciadas as turmas de Manutenção de Tablets e Smartphones, Operação de Distribuição e Operação de Atendimento de Delivery, que contemplam um total de 160 alunos matriculados.

Na modalidade de Ensino à Distância (EAD), as aulas são realizadas em modo remoto síncronas (ao vivo) e assíncronas (EAD), além da realização de práticas simuladas ou presenciais, quando necessário. A depender da particularidade de cada um, as aulas têm carga horária variando entre 66 horas e 184 horas. As metodologias são centradas na aprendizagem, de forma a estimular o desenvolvimento da iniciativa, análise, avaliação de situações, tomada de decisão e construção do conhecimento.

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