Unidades de saúde de Camaçari passam a atender também por demanda aberta

Em virtude do pico de atendimentos nas unidades de urgência e emergência de todo município provocado pela pandemia da Covid-19, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari ampliou o atendimento para todas as unidades de saúde do município, como objetivo de diminuir o fluxo de procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPASs/PAs).

De segunda a sexta, das 8h às 17h, todas as unidades de saúde, além do atendimento de rotina e consultas agendadas, também farão atendimento por demanda aberta à pacientes sintomáticos. Aos finais de semana, continuarão funcionando, das 7h às 19h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Gravatá e Gleba E, além da Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponto Certo.

O secretário da Saúde, Elias Natan, informa que essa medida acontece para reduzir a busca pelas unidades de urgência e emergência. “Os pacientes sintomáticos e com demanda espontânea, ou seja, que não têm agendamento, podem se dirigir para as unidades de saúde que eles receberão este atendimento. E se for um quadro mais grave, com certeza, serão encaminhados para os prontos atendimentos”, explica.

No último final de semana (sábado, 20, e domingo, 21) mais de 600 pacientes foram atendidos nas unidades do Gravatá, Ponto Certo e Gleba E. “E 95% desses casos foram de pacientes sintomáticos Covid. Imagina toda essa população indo apenas para as UPAs e PAs? E todos eles foram atendidos nas UBSs e na USF que abriram no final de semana”, disse Natan.

O gestor da Sesau acrescentou ainda, “A decisão de ampliar o atendimento para todas as unidades de saúde durante a semana visa garantir o atendimento à população e deixar que os prontos atendimentos fiquem exclusivos para pacientes com grau de risco classificados como amarelos e vermelhos apenas. O que vai assegurar uma maior resolutividade”.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM