Alan Sanches faz ‘balanço’ da gestão de Rui e ironiza índices negativos: “A correria não deu certo”

O deputado estadual Alan Sanches (Democratas) fez, na segunda-feira (21), uma avaliação dos quase seis anos da gestão do governador Rui Costa e ironizou os índices negativos registrados pela Bahia nos últimos anos nas mais diversas áreas, ao afirmar que “a correria não deu certo”. O parlamentar citou dados de educação, segurança e da área social, entre outras, durante sessão virtual realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Um dos números citados por Sanches foi de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que, em 2019, a Bahia possuía, em números absolutos, a maior quantidade de pessoas extremamente pobres e a segunda maior de pobres no país. Na educação, lembrou que a Bahia segue entre os piores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Esses índices envergonham a nossa Bahia. A correria não deu certo. A correria dele é para outra coisa. Não existe correria para fazer o que necessita, para tirar pessoas pobres dessa situação de extrema pobreza”, afirmou Sanches. A pesquisa do IBGE mostra que em torno de 40% dos moradores do estado estavam abaixo da linha da pobreza, com renda domiciliar per capita menor que R$ 428. Além disso, cerca de 12,5% estavam abaixo da linha de extrema pobreza, com renda domiciliar per capita menor que R$ 148.

Na educação, Sanches questionou quais foram os avanços alcançados pelo estado na gestão de Rui. “Nós continuamos com um dos piores Ideb’s do Brasil, sem qualquer evolução. A educação do estado é só de lamentar”, disse. O Ideb apontou que a Bahia tem o terceiro pior índice do país no ensino médio, à frente apenas de Amapá e Pará.

Sanches também citou a segurança pública, cujos números na Bahia continuam elevados. Dados do Monitor da Violência, do G1, apontaram que a Bahia foi o estado com maior número de assassinatos de janeiro a setembro deste ano, com 3.832 mortes.

O deputado recordou, ainda, que Rui prometeu fazer um novo centro de convenções e não cumpriu. “Já são dois anos e nada. Eu afirmo aqui que não será construído o centro de convenções pelo governador Rui Costa. Já são dois anos enganando a população”, disse ele, ao lembrar que o prefeito ACM Neto (Democratas) construiu um equipamento após anos de indefinição pelo governo. “Fez com recursos próprios e eficiência”.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM