Fosso digital na capital baiana é risco para recadastramento do SUS, aponta Conselho de Saúde

O recadastramento do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser feito até o próximo dia 31 de agosto pela internet ou presencialmente nos postos de saúde. Esse cadastro será a principal base de dados para a estratégia da Atenção Primária na transferência de recursos.

O cadastramento será feito para novos registros e atualizações de usuários, mesmo aqueles que tenham planos de saúde. O link do formulário pode ser acessado aqui

Devem ser informados, os números de RG ou certidão de nascimento; CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência para cadastro presencial. Quem já fez o procedimento com um agente comunitário de saúde não precisar realizar novamente.

A preocupação do Conselho Municipal de Saúde (CMSSSA) é por conta do fosso digital na capital baiana. Para o presidente do órgão de controle social, Everaldo Braga, os soteropolitanos ainda sofrem com problemas de inclusão digital. “Vivemos em uma cidade onde o acesso à internet ainda não é universal. Nosso temor é que mesmo com cadastros feitos pelos colegas agentes de saúde ou feito pelo usuário na internet, erros sistêmicos possam prejudicar a alimentação dos dados tão necessários para a consolidação dos cuidados na Atenção Primária em Saúde em nossa cidade”, observou Braga.

E continua: “Vimos o trabalho intenso feito pelos colegas agentes de saúde para efetuar os cadastros em tempo hábil. A cobrança tornou a situação ainda mais extenuante, mas o comprometimento deles tem superado os desafios físicos, mentais e tecnológicos. Se os usuários não puderem realizar os cadastros por erros sistêmicos ou impossibilidades de acessarem as unidades de saúde, vamos pedir que prazo para cadastros na internet sejam prorrogados”, indicou o presidente do CMSSSA que também é diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura (Sindseps)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM