São Miguel das Matas implanta sistema de monitoramento para pacientes com hipertensão e diabetes inédito na Bahia

A primeira fase de implantação do Programa Telecuidado, sistema pioneiro na Bahia de monitoramento remoto de indicadores para pacientes hipertensos e diabéticos, acorreu nesta quarta-feira (1/7), na Congregação Mariana. A secretária Municipal de Saúde, Isabela Freitas, informou que o primeiro momento foi uma oficina de capacitação, ministrada pela empresa responsável da tecnologia, para os profissionais da Secretaria de Saúde que vão participar da do Programa Telecuidado no município. A secretária de Saúde destacou que esta reunião já estava programada com muita antecedência e devido a sua importância para a população não foi adiada. No entanto, todas as normas de segurança adotadas pelo município para evitar a transmissão do Coronavírus foram adotadas pelos participantes.

Ainda sobre o Programa Telecuidado, a secretária comentou que o serviço ofertado à população miguelense trará ao paciente um impacto positivo no acompanhamento e controle destas doenças, vai melhorar a qualidade de vida dos hipertensos e diabéticos inseridos no programa, sem falar da comodidade de não precisar se deslocar até o posto para fazer esses exames cotidianos. “Eles vão poder aferir a pressão arterial ou o nível de açúcar no sangue em sua própria residência, em seguida o resultado é transmitido através de um aparelho, semelhante a um celular, para uma central de dados onde a nossa equipe fará a leitura e a avaliação dos resultados”, detalhou.

O prefeito Zé Renato não participou do evento por estar cumprindo isolamento domiciliar, mas fez questão de comentar a importância da implantação do Programa Telecuidado para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes hipertenso e diabéticos, acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos investindo no que há de mais moderno no mundo para que nossos pacientes tenham essas duas doenças, de difícil controle, monitoradas de perto, evitando o desenvolvimento de maiores problemas. Começaremos com 28 pacientes, mas em breve todas as pessoas com hipertensão e diabetes, em São Miguel das Matas, estarão inseridas no Programa Telecuidado”, comemorou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM