Marta pede instalação de pias em periferias, praças e locais ocupados por pessoas em situação de rua

Líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues cobrou da Secretaria Municipal de Saúde que dê prioridade às periferias de Salvador no encaminhamento de boa parte dos cem mil testes rápidos para diagnóstico do Covid19 que chegarão à capital baiana. Ela também sugere ao executivo municipal que tome providências a exemplo da prefeitura de São Paulo, que vai instalar pias públicas nas favelas e bairros populares.

“A prefeitura deve seguir o exemplo de São Paulo, que a partir de segunda (13), vai instalar cem pias em pontos estratégicos que são ocupados por pessoas em situação de vulnerabilidade. Aqui em Salvador, temos vários lugares como Largo dos Mares, a praça do Fórum Rui Barbosa, a Praça da Revolução, em Periperi, a Feira X, em Cajazeiras. Seria uma forma de ajudar na higienização da população em situação de rua”, sugeriu Marta.

A vereadora lembra, ainda, que algumas dessas localidades estão próximas de bairros com maior risco de contaminação, como o Tororó, conforme apontou pesquisa da UFBa. Para Marta, esta é uma ideia que pode ser trabalhada em conjunto com o governo do Estado e com a Embasa.

“É preciso explorar todas as possibilidades. As periferias de Salvador, e estudos da UFBA já mostram isso, serão as mais afetadas com a contaminação, justamente devido a ausência de condições dignas de habitação, higiene e de saneamento básico”, frisou a petista.

Sobre os testes do Covid19 que serão disponibilizados, Marta pontua que as periferias também devem ter prioridade. “As periferias, que são aglomerados subnormais, conforme afirma o IBGE, não pode ficar de fora dessas testagens. Nesses locais, o isolamento social é mais complicado de ser colocado em prática. A prefeitura não pode concentrar esses testes apenas na classe média”, afirmou a vereadora.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM