Sessão especial destaca importância dos afoxés

Muitas cores, xequerês e agogôs tomaram conta do Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador na noite de quinta-feira (28), durante a sessão especial em homenagem ao Dia Municipal do Afoxé, comemorado em 30 de outubro. A sessão foi solicitada e dirigida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), atendendo a uma demanda dos afoxés. Este é o terceiro ano consecutivo que Marta promove a homenagem na Casa.

“Realizamos mais uma sessão que teve o objetivo de debater e reconhecer os afoxés, também chamados de ‘candomblés de rua’, como manifestações artístico-culturais com origem nos espaços sagrados da religiosidade negra”, disse Marta. Segundo a vereadora, o Dia Municipal do Afoxé é uma forma de reconhecer a manifestação como fundamental para o processo de africanização da Bahia e de luta contra o racismo.

“Surgidos na Bahia no século XIX, os afoxés ocupam, pelo terceiro ano seguido, esse espaço institucional de poder, mostrando um pouco de sua história e a importância que tem no processo de africanização da Bahia. Eles foram e continuam sendo de extrema importância para fortalecer a nossa identidade e nossa herança ancestral, na luta pelo direito do povo negro e no combate ao racismo de variadas formas, através da sua representatividade”, declarou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM