ALBA discute sobre impacto do óleo na saúde de pescadores e marisqueiras

A Assembleia Legislativa realizará audiência pública nesta terça-feira (19), às 10h, para discutir sobre os impactos do vazamento de óleo na saúde de pescadores, marisqueiras e voluntários. Por iniciativa da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), a audiência será realizada conjuntamente por três comissões temáticas: Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos; Saúde e Saneamento; e Direitos Humanos.

Fabíola explica que o objetivo é prestar orientações para os grupos populacionais que estão mais expostos aos riscos de contaminação, seja pela inalação, pelo contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados. “Como o governo federal ainda não foi capaz de dizer com precisão as informações que precisamos, nós não sabemos por mais quanto tempo a população ficará exposta aos fatores de risco. Temos que ter um cuidado redobrado com as pessoas que estão mais expostas. Estima-se que mais de 150 mil pescadores e marisqueiras atuem no litoral do Nordeste brasileiro. E um percentual significativo pode estar afetado com o derramamento do petróleo”, declara a deputada.

A parlamentar acrescenta que é preciso implementar um conjunto de medidas estratégicas para proteger essas pessoas impactadas. “Mas também precisamos de informações a respeito do potencial de contaminação para orientar a população sobre o consumo de pescados. Precisamos garantir a segurança alimentar daqueles e daquelas que vivem e trabalham no mar. E discutir sobre a maneira adequada sobre o descarte dos resíduos do material retirado das praias”, finaliza Fabíola Mansur.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM