Geral
Hupes é o único hospital público na Bahia que realiza transplante de Medula Óssea
25 de setembro de 2019
Durante todo o mês de setembro, as ações educativas se voltam para o chamado “Setembro Verde”, que promove a sensibilização para a importância de transplantes de órgãos e tecidos. O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA- Ebserh) é a única instituição da Bahia que realiza Transplantes de Medula Óssea (TMO) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São apenas dois centros públicos em todo o norte nordeste. São quase 500 transplantes desde o funcionamento há menos de dez anos.
Na sexta-feira, 27, Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, o Hupes realiza uma ação educativa durante toda a manhã para falar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e do Transplante de Medula Ósssea. O objetivo da ação é estimular o número de doadores. A doação de medula óssea pode ser realizada em vida e qualquer pessoa saudável entre os 18 e os 55 anos pode fazer parte do banco de doadores voluntários de medula do HEMOBA.
Os dados pessoais e os resultados dos testes da amostra de sangue são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados de pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação de medula óssea.
Share
O que acha de ler esses também?
Força tarefa fiscaliza descarte ilegal de resíduos em área industrial no CIA
16 de abril de 2021Camaçari: Câmara apresenta balanço de 100 dias de gestão em coletiva de imprensa
16 de abril de 2021Salvador: vacinação através do Hora Marcada começa nesta sexta (16)
16 de abril de 2021Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Deixe uma resposta