Infectologia Veterinária é tema de simpósio em Salvador

O uso de tecnologias para o diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças infecciosas em cães e gatos será discutido durante o I Simpósio de Infectologia Veterinária da Bahia (Sinvet), que acontece em Salvador, entre 12 e 14 de setembro, no auditório do PAF III da Universidade Federal da Bahia, no bairro de Ondina. O evento é organizado pela Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia.

Destinado a estudantes e profissionais de Medicina Veterinária, o simpósio trará para Salvador especialistas renomados no Brasil. Em destaque, zoonoses como leptospirose, toxoplasmose, raiva e esporotricose, doenças com impacto na SaúdeÚnica. “É a primeira vez que a Bahia realiza um evento exclusivamente voltado às doenças infecciosas em animais e humanos.

A proposta é reunir especialistas para debater temas da área profissional com foco nas demandas de tecnologias relacionadas à saúde animal e humana”, destaca a professora Nádia Rossi de Almeida, idealizadora do Sinvet e membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-BA.

Em 2018, Salvador registrou 132 casos de esporotricose em animais e 29 em humanos. Camaçari, na região metropolitana, registrou no mesmo período, 111 casos em felinos. Em 2019, já foram registrados 18 casos da doença provocada pelo fungo Sporothrix, que atinge humanos e animais, principalmente os gatos.

A programação do evento foi elaborada para contribuir com o desenvolvimento econômico e acadêmico de forma sustentável, além de proporcionar a qualificação profissional para as atuais e futuras gerações e vai contar com ciclos de palestras, mesas redondas e minicursos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM