Secretaria da Educação incia etapa de formação continuada para formadores

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), realizou neste sábado (15) o 1º Encontro de Formação Continuada para Formadores, que teve como objetivo iniciar a preparação dos formadores que atuarão em 12 Polos Formativos, promovendo a formação continuada de coordenadores pedagógicos e diretores escolares nos 27 Territórios de Identidade. O encontro foi realizado no IAT, em Salvador e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues e demais dirigentes da pasta.

Esta é a segunda etapa para a construção do Plano de Formação Continuada do Estado. A primeira etapa foi composta por um processo de escuta e escrita colaborativa com os profissionais da educação. “Desde o começo de fevereiro estamos realizando este planejamento para o início das formações com educadores de toda a Bahia. Nesta segunda etapa estamos trabalhando com formadores da rede estadual, mas o nosso objetivo é alcançar, também, os formadores das redes municipais. Essa atividade é um momento histórico porque viabiliza a capacitação de professores formadores constituindo um quadro profissional efetivo nos Núcleos Territoriais de Educação”, ressaltou Cybele Amado, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, explicou a importância da formação continuada no planejamento para a melhoria do ensino e da aprendizagem na Bahia. “Esse encontro faz parte de uma série de ações voltadas para consolidar uma agenda de aprendizagem na Bahia. Hoje estamos tratando sobre avaliação e conteúdo, que se caracteriza como um dos aspectos da formação continuada que queremos construir e estimular na rede. Esta ação com os formadores amplia a nossa atuação, expandido as formações para um maior número de professores. A participação do núcleo dirigente da SEC proporciona um trabalho integrado com toda a rede”, destacou.

O encontro faz parte de um calendário formativo, que prevê atividades tanto para os professores formadores, quanto atividades junto aos coordenadores pedagógicos nos Territórios. A próxima agenda será no próximo dia 27 de junho, quando os professores formadores se reunirão novamente para mais uma etapa formativa no IAT. Para o coordenador pedagógico, Márcio Vila Flor, que atuará como formador no Território do Portal do Sertão, a atividade vai proporcionar um aumento na qualidade do ensino nas redes escolares. “A Secretaria da Educação inaugura o processo de formação continuada pautada em alguns princípios, que particularmente, acredito muito. Um deles é a cultura da colaboração, que envolve toda a estrutura da Educação do Estado e as redes municipais. Esse desenho de formação nos inspira a pensar na cultura das possibilidades, que é possível uma rede de educadores olharem para os seus resultados e para as aprendizagens dos estudantes para planejarem juntos estratégias que possam melhorar o ensino e aprendizagem dos estudantes baianos”, disse.

A coordenadora pedagógica, Janaína Barros, irá atuar como formadora no Território de Identidade da Chapada Diamantina. Ela enfatizou a formação continuada como instrumento para a melhoria da educação. “Com as formações a Secretaria da Educação vai instrumentalizar os diretores e coordenadores de buscar na sala de aula às necessidades da aprendizagem dos alunos. Isso gera um processo de aprendizagem mais qualificados. Outro ponto é poder aliar a teoria e prática, porque nós educadores não tivemos muito essa prática de entrar tão forte na sala de aula. E a formação propicia isso, olhar o aluno na sala de aula, o sistema de avaliação, e o currículo. Então a formação continuada é isso, avaliar os dados de cada escola e os processos de aprendizagem para poder planejar a melhoria do ensino”, afirmou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM