Lídice alerta para a violência contra os idosos; Denúncias cresceram 13% em 2018

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) na Câmara Federal, a deputada Lídice da Mata chama a atenção para os índices de violência contra as pessoas com mais de 60 anos. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no ano passado, o Disque 100 registrou , em 2018, um aumento de 13% no número de denúncias sobre violência contra idosos, em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com a pasta, o serviço de atendimento recebeu 37.454 notificações, sendo que a maioria das agressões foi cometida nas residências das vítimas (85,6%), por filhos (52,9%) e netos (7,8%).

“Me preocupa esse alto índice no seio doméstico, que é o lugar onde essa população idosa deveria ser bem cuidada e não maltratada. Na Cidoso? Estamos debatendo este assunto e pretendemos elaborar leis que punam com ainda mais rigor os agressores de idosos”, disse.

A Organização Mundial da Saúde tipifica de várias formas a violência contra o idoso, como abuso financeiro, físico, psicológico e sexual.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM