Debate sobre a reforma da Previdência movimenta Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Previdência Pública na Câmara de Salvador e dirigente do SindSaúde, conduziu o seminário “Debatendo a Previdência”, na manhã desta sexta-feira (26), no Centro de Cultura do Legislativo Municipal. A atividade contou com a presença do vereador Marcos Mendes (PSOL), sindicalistas e palestrantes especialistas sobre a reforma da Previdência que apresentaram dados e pesquisas relacionadas às mudanças nas contribuições e aposentadoria dos trabalhadores, com ênfase no funcionalismo público. Também esteve presente o deputado estadual Robinson Almeida (PT).

A mesa foi formada pela vereadora Aladilce; o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira; o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro; o presidente do Sintest, Firmino Júlio de Oliveira Filho; o presidente do Sinpojud, Zenildo Garcia Castro; e a presidente do SindSaúde, Ivanilda Brito.

Todos falaram sobre o que consideram pontos negativos da Previdência, tendo como unanimidade a ideia que a reforma vai dificultar a aposentadoria de trabalhadores da cidade e do campo e não resolverá o caixa da Previdência.

Nesse sentido, também falaram Charles Alcantara, presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Nádia de Souza, economista regional-BA do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Daisson Portanova, advogado especialista em direito previdenciário.

Manifestações no dia 30 e no dia 1º – O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Bahia, Pascoal Carneiro, convocou todos os baianos para realizar um grande ato no dia 30 de abril, no Comércio. A manifestação terá início às 9h, na Praça Cairu e segue para o prédio da Previdência Social – INSS , localizado na Rua da Polônia. De acordo com o presidente da CTB-BA, o encontro será um “esquenta” para a manifestação que ocorre no dia 1° de maio, às 14h, no Farol da Barra.

A vereadora Aladilce enfatizou que a reforma da Previdência no Brasil é um tema que merece ampla discussão, pois ameaça diretamente direitos dos trabalhadores. “Os palestrantes mostraram o risco que os trabalhadores brasileiros estão passando. Esse projeto chamado de reforma da Previdência é um projeto de destruição que desmonta a Previdência Pública e o sistema de seguridade social”, argumentou.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM