Instituições comemoram a integração da Unidade da Pessoa com Deficiência à SEMPS

A partir da proposta feita pela Prefeitura à Câmara Municipal de Salvador, que integrará a Unidade da Pessoa com Deficência (UPCD) à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), chefiada por Leo Prates, representantes de entidades ligadas à causa se manifestaram em favor da medida, comemorando a relação de diálogo com titular da pasta, e revelando expectativas em relação ao trabalho do novo secretário, que defende a bandeira desde o ingresso na vida pública.

De acordo com o presidente do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), Pedro Guimarães, o reconhecimento da dedicação de prates à causa da pessoa com deficiência, reforça a confiança em grandes conquistas para as entidades do movimento, no âmbito municipal. “Leo possuiu muitos anos dedicados à causa, um comprometimento sincero e prático nas soluções em políticas públicas assim como a proximidade nas soluções do dia dia de cada instituição de pessoa com Deficiência o tornam uma referência ao Brasil de homem público realizador”, afirma. “Neste momento nosso prefeito passa está UPCD aos cuidados de Léo Prates porque tem a convicção, como nós também temos, de seguir e ampliar as conquistas realizadas”, completa.

Já Barbara Cristina Souza Silva, superintendente da Associação Baiana de Recuperação e Educação (ABRE), destacou que a sensibilidade de Prates em relação às dificuldades da pessoa com deficiência, deverá solucionar uma série de dificuldades que as entidades que atuam junto à causa tem enfrentado ao longo dos anos. “Conhecemos o trabalho de Leo há muito tempo, e acreditamos que não havia um melhor nome para ocupar o cargo”, diz. “Recebemos a notícia com grande alegria, e ficamos esperançosos, pois sabemos o compromisso e a dedicação que ele mantém com a nossa causa. A tendência é que a relação das entidades com a Prefeitura só venha a melhorar”, destaca.

Anteriormente vinculada ao Gabinete do Prefeito, a Unidade para Pessoas com Deficiência do município (UPCD) tem por missão contribuir tanto na formação de pessoal qualificado para lidar com os diversos tipos de deficiência – motora, visual, auditiva e intelectual, como na oferta de cursos profissionalizantes para as PCDs.

*Histórico*
Por conta da sua atuação em defesa da pessoa com deficiência durante o mandato como vereador, Leo Prates foi homenageado por diversas instituições ligadas à causa da pessoa com deficiência, a exemplo do Instituto de Organização Neurológico da Bahia (ION), Associacao Bahiana de Equoterapia (ABAE), Associação Amigos dos Autistas da Bahia (AMA), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do estado da Bahia (APADA), Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD), EVOLUÇÃO, Instituto Guanabara, Associação Bahiana de Reabilitação e Educação (ABRE), Centro de Logopedia, Instituto de Cegos, Lar Vida e Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

Além dos títulos de utilidade pública e proposições em benefício das entidades, Prates contribuiu com importantes projetos de indicação ao executivo como o projeto ‘Para Praia’, que promove o banho de mar para pessoas com deficiência, e a construção do Centro de Reabilitação (CER), do Subúrbio Ferroviário, entregue pela Prefeitura, em janeiro deste ano.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

FOLLOW @ INSTAGRAM