Edvaldo Brito pede proteção para a Pedra de Xangô

O vereador Edvaldo Brito (PSD) pediu na tribuna da Câmara Municipal que o poder público cuide da segurança da Pedra de Xangô, localizada em Cajazeiras X. O local é sagrado para as religiões de matriz africana e atrai milhares de fiéis em dias especiais, como ocorreu no último domingo, 10 de fevereiro, durante a 10ª Caminhada da Pedra de Xangô e data de nascimento de Menininha do Gantois.
Brito pediu a instalação de câmeras, incremento no policiamento e presença também da Guarda Municipal. Tudo isso para evitar a profanação do lugar sagrado, que recentemente sofreu ataques de fundamentalistas duas vezes, com banho de sal e pichações.

Há quase um mês, o vereador teve uma audiência com o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, para tratar da instalação da Delegacia Especializada Contra Racismo e Intolerância Religiosa, logo depois que a Basílica do Bonfim foi alvo de três ataques, quando missas foram invadidas por fanáticos que gritavam exorcismos e lançavam óleo sobre os devotos. “É preciso incentivar a convivência pacífica entre todos os fiéis e garantir a segurança de lugares sagrados de todas as religiões. Inclusive, sugiro que a Pedra de Xangô seja também colocada no roteiro do turismo religioso, e não somente monumentos de determinada fé”, concluiu Brito.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM