Salvador: Comissão do Carnaval busca fortalecimento de circuitos tradicionais e apoio aos blocos afro e afoxés

A Comissão Especial do Carnaval da Câmara Municipal enviou um ofício à Prefeitura de Salvador com propostas colhidas em reuniões, audiências públicas e seminários realizados ao longo do biênio passado. O colegiado presidido pelo vereador Moisés Rocha (PT) também solicitou uma reunião com o prefeito ACM Neto.

De acordo com o documento, assinado por Moisés, o objetivo é contribuir para que o evento de rua “continue brilhando como uma das maiores manifestações culturais do Brasil e do mundo”.
As sugestões apresentadas visam o fortalecimento do Circuito Osmar (Campo Grande) e a promoção do Circuito Batatinha (Pelourinho), preservando suas características e incentivando as entidades carnavalescas.

A Comissão também busca, com base nas sugestões de representantes de entidades, realizar alternância dos blocos entre os circuitos Dodô e Osmar, garantindo que as instituições que recebem apoio da Prefeitura possam se apresentar pelo menos uma vez em um dos circuitos. As deliberações propõem, ainda, a manutenção do apoio aos blocos afros e afoxés, fazendo ampliação para inclusão dos blocos de reggae, samba e índio.

Incentivos – Reivindicados pelas entidades, o restabelecimento de incentivos fiscais, a redução de taxas, facilitando as inscrições, e a mudança do regime tributário também foram expostos pelo colegiado. O grupo observou a necessidade de revitalização da Praça Castro Alves, organizando encontros diários de trios com grandes atrações, além do estímulo à retomada dos camarotes a partir do fortalecimento das apresentações dos blocos e das atrações, atraindo os olhares de volta para os desfiles e manifestações culturais.

A Comissão do Carnaval era composta no período legislativo anterior pelos vereadores Felipe Lucas (MDB), vice-presidente; Marcelle Moraes (sem partido), Paulo Magalhães Júnior e Henrique Carballal, do PV, Duda Sanches (DEM), Kiki Bispo (PTB), Suíca (PT) e Igor Kannário (PHS).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

FOLLOW @ INSTAGRAM