Pacientes do HGRS contarão com sessões de reiki, shiatsu, do-in, reflexologia e ventosaterapia

O serviço de fisioterapia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, oferecerá, a partir de novembro, sessões de reiki, shiatsu, do-in, cromoterapia, reflexologia podal, tui-ná, ventosaterapia e auriculoterapia para os pacientes internados na instituição. Trata-se da implantação das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) na área assistencial da unidade.

As PICS, conforme explica a fisioterapeuta Viviane Pereira, são compostas por técnicas terapêuticas que visam reequilibrar a saúde do paciente através de uma abordagem holística e multidisciplinar, baseada em conhecimentos científicos e tradicionais. “Além de curativas, atuam na prevenção e diagnóstico precoce de doenças, promovendo saúde com custos reduzidos ao Estado”, avalia ela, que é coordenadora do serviço.

Em levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contatou-se que o Brasil é líder em oferta de PICS à população. “Nesse cenário, o HGRS, como maior hospital em número de leitos do Norte e Nordeste, acompanha a tendência mundial”, afirma Viviane. A coordenadora acrescenta, ainda, que as técnicas também estarão disponíveis para os fisioterapeutas do HGRS.

As sessões serão realizadas na sala de atendimento intra-hospitalar da fisioterapia, situada no segundo andar do hospital. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 71 3117-7764 (Coordenação de Fisioterapia do HGRS).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM