Esquerdista López Obrador é o novo presidente do México, aponta boca-de-urna

O México votou neste domingo para escolher um novo presidente em uma jornada histórica. Todas as pesquisas de boca-de-urna apontam que Andrés Manuel López Obrador, o esquerdista do Partido Morena, de 64 anos, chegou à presidência da segunda maior economia latino-americana para um mandato de seis anos.Foi a terceira disputa de Obrador, conhecido pela sigla AMLO. Trata-se de uma ainda incerta guinada à esquerda no país, no momento em que parte da América Latina elege opções mais conservadoras e em meio ao embate com a Casa Branca de Donald Trump. Os principais concorrentes, Ricardo Anaya e o governista José Antonio Meade, já reconheceram a derrota na noite deste domingo enfrentados com a realidade dos levantamentos que davam até 20 pontos de vantagem para o líder social.

Neste domingo, 89,3 milhões de pessoas foram convocadas a votar encerrando uma campanha marcada pela violência, incluindo o extermínio de dezenas de candidatos, e pelos escândalos do partido governista PRI. Agora se inicia uma arrastada transição, já que o eleito só assume o poder em dezembro.

Além do presidente, os mexicanos elegeram neste domingo 500 deputados e 128 senadores. Também estavam em jogo 9 dos 32 Estados do país, entre eles os estratégicos Cidade do México, Jalisco e Veracruz, três das entidades mais povoadas. Mais de 1.600 prefeituras também foram renovadas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

FOLLOW @ INSTAGRAM