Marcelle Moraes quer fim dos equipamentos de tração animal

A vereadora e defensora de animais Marcelle Moraes (PV) teve aprovado, na terça-feira (24), o Projeto de Indicação de nº 77/18 que sugere a implantação do Programa Cavalo de Lata, que pretende acabar de vez com o uso de equipamentos de tração animal em Salvador. O projeto propõe que os catadores de materiais reciclados não utilizem bichos no transporte destas cargas. Será fornecido aos trabalhadores, um veículo de estrutura metálica com carroceria, semelhante a uma bicicleta elétrica, preparado para suportar grandes cargas.

“Fiquei feliz com a aprovação. É triste ver a situação dos animais que são usados para esse tipo transporte, que na maioria das vezes sofrem maus-tratos e exploração, além de serem submetidos a transportar objetos muito pesados, levando-os a exaustão e muitas vezes à morte’’, disse a vereadora.

Marcelle pontuou, ainda, que o projeto não pretende colocar em pauta o trabalho dos catadores, mas promover qualidade de vida e segurança a todos os envolvidos na atividade. “O objetivo é acabar com essa prática criminosa de maus-tratos e, consequentemente, contribuir para melhorar a qualidade de vida desses catadores e prevenir acidentes de trânsito, já que é perigoso manter animais entre a movimentação de pedestres e carros”, justificou.

Para que o projeto dê certo, a vereadora sugere intensificar parcerias com cooperativas de coleta seletiva da capital para garantir resultados expressivos, além de viabilizar a aquisição do equipamento pelos catadores. A fiscalização do cumprimento desse projeto caberá a Prefeitura de Salvador.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM