Joceval solta o verbo ao criticar sistema político: “Tem que mudar tudo”

“Tem que mudar tudo em nosso sistema político. Essa reforma política que estão propondo é um factoide, um traque de massa, que vai sair pela culatra”. Com estas afirmações, o vereador Joceval Rodrigues (PPS), clamou, nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Salvador, que população e instituições se unam para dar uma resposta positiva neste momento em que o Brasil está sendo passado a limpo por denúncias de roubalheira e corrupção.

Para o edil, o sistema político brasileiro, do jeito que está, precisa ser combatido e totalmente reformado. “Sinto uma tristeza muito grande, porque vejo muito uma personalização da roubalheira e da corrupção. O que precisamos combater é um sistema que a cada dia que passa só beneficia os que têm muito dinheiro. Para conquistar um mandato, essas figuras gastam muito dinheiro, roubam para investir no mandato. É essa concepção que vem sendo impregnada em nosso país e precisamos acabar”.

O vereador acredita que a política é instrumento que precisa ser utilizado para o bem comum, a serviço das pessoas. “Esse é o momento em que precisamos aproveitar tudo o que está acontecendo e lançar campanhas, debates e discussões sobre o nosso sistema. Toda roubalheira se dá para se manter no poder, porque para se manter nos mandatos tem que se gastar? Nós fazemos uma política na contramão disso tudo, que, mesmo, às vezes, não tendo êxito em pleito eleitoral, não nos curvamos a este sistema”, pondera.

O clamor popular visa uma nova política, é chegado o momento de uma reforma eleitoral, conforme pensa Rodrigues. “O que nós precisamos mudar é a forma de eleição, de composição das legendas políticas, de distribuição de fundo partidário e financiamento de campanha. Precisamos mudar tudo e concluir uma transição desta fase para um novo momento”.

O vereador lamenta que grande parte da população esteja descrente da política e acredita que é preciso fazer desta indignação uma grande corrente em prol de mudanças. “É um absurdo chegar numa sociedade e ter que pagar para uma liderança te conseguir voto. Você chega num debate político e as pessoas dizem que tal figura não vai a lugar nenhum porque não tem dinheiro. Tem que ter dinheiro para quê? Para pagar a quem? Para comprar voto? E vai tirar esse dinheiro de onde e entregar a quem? “, questiona Joceval.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM