Sepromi: ação de enfrentamento ao racismo chega à Mudança do Garcia

Conhecido por suas manifestações pacíficas de reivindicação e figurinos diversificados que relembram o antigo Carnaval baiano, a exemplo dos Mascarados, além da participação expressiva de formadores de opinião, o movimento Mudança do Garcia recebeu, na manhã desta segunda-feira (27), a ação de enfrentamento ao racismo do Centro de Referência Nelson Mandela Itinerante.

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), Fabya Reis, acompanhou o desfile em direção ao Campo Grande, juntamente com servidores da pasta. Ela destacou a importância da iniciativa no local, que reúne, tradicionalmente, lideranças comunitárias, sindicatos e movimentos sociais. “Nesse espaço presenciamos pautas de manifestações diversas, de forma legítima, que podem, inclusive, contribuir no aprimoramento do diálogo com a sociedade civil”.

A ação foi bem recebida por representações do segmento e do poder público, trabalhadores, artistas e foliões, como Maria da Glória, que participa do cortejo há cinco anos consecutivos. “O racismo existe em todos os lugares: na escola, na rua, no banco, na loja. Basta entrar em qualquer um destes espaços para perceber a discriminação e o desprezo no olhar. A campanha vale para sensibilizar”.

Quem também aprovou a iniciativa foi a ambulante Nilma Pereira. “No colégio sempre fui muito discriminada. Me chamavam de neguinha com cabelo duro. Eu ficava com raiva e não queria voltar. Naquela época não conhecia o serviço, mas agora sei o que fazer. Se eu for vítima ou presenciar qualquer ato de racismo vou buscar mais orientações e denunciar”

Posto Fixo

Além da abordagem qualificada nos circuitos do Carnaval para monitoramento dos casos de racismo e distribuição de material informativo, o Centro de Referência Nelson Mandela Itinerante conta com um posto fixo durante a folia no Procon (Rua Carlos Gomes, 746, Centro) até esta terça-feira (28), das 14 às 22h.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM