Marchas e caminhadas marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Neste domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, mobilizações da sociedade civil em todo o país fortalecem a luta pelo combate ao racismo e pela garantia de direitos do povo negro. Na Bahia, a programação é extensa e pode ser conferida no site da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). As atividades em Salvador contarão com a participação de diversos ativistas do movimento negro, além da titular da Sepromi, Fabya Reis.

As mobilizações, que integram a programação do Novembro Negro, começam às 9h, com a Lavagem da Estátua de Zumbi, na Praça da Sé. Em sua 8ª edição, o ato político, promovido pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) e organizações parceiras, tem como tema ‘Nenhum direito a menos’. A concentração para a 16ª Caminhada da Liberdade, realizada pelo Fórum de Entidades Negras, será às 14h, partindo da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em direção ao Pelourinho. O assunto em destaque é ‘Juventude, Tradição, Tecnologia e Perspectivas’.

Já a 37ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), tem como tema ‘Malês: uma outra revolta na Década Internacional Afrodescendente 2015-2024’, saindo às 15h do Largo do Campo Grande. As atividades terminam no Terreiro de Jesus, às 19h, com um ato da Convergência Negra, que reúne entidades civis da luta antirracista.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM