Metrô de Salvador: projetos urbanístico e paisagístico aguardam parecer da Prefeitura

A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) esclarece que, diferentemente do que foi afirmado pelo ex-secretário de Urbanismo de Salvador e atual gestor da Pasta municipal, não há “desinformação ou intuito de enganar” sobre as passarelas e projetos do metrô.

O projeto de referência da licitação do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas já previa a necessidade de um projeto paisagístico e urbanístico para a Avenida Paralela. Em julho de 2015, o projeto paisagístico foi apresentado à Prefeitura e, após, os ajustes solicitados pela Sucom e Fundação Mario Leal Ferreira, ele foi protocolado em fevereiro desse ano. No entanto, até o momento, a concessionária não obteve nenhuma reposta do Município. Já em relação ao projeto urbanístico, após esclarecimentos, ele foi protocolado novamente em junho e também ainda não houve qualquer manifestação da Prefeitura.

Os projetos de paisagismo e urbanismo da Linha 2 preveem uma ciclovia e uma pista de Cooper ao longo de toda avenida, acessibilidade, além de outros equipamentos, como bicicletários nas estações. As duas lagoas serão preservadas e o canteiro central terá cinco vezes mais árvores do que antes das intervenções do metrô.

Passarelas – As discussões acerca do padrão das passarelas nas estações do metrô começaram em setembro do ano passado, antes da conclusão da Estação Bonocô. Posteriormente, a empresa concessionária do metrô apresentou à Prefeitura um projeto arquitetônico que contemplassem o padrão do Município e os novos requisitos das normas federais de acessibilidade, entre as quais, a inclinação mais suave das rampas e a instalação de patamares de descanso, intercalados entre as rampas.

Em março, o projeto obteve aprovação conceitual por parte da Prefeitura Municipal, mas o relatório técnico apresentado pela Secretaria de Manutenção foi recebido somente em 2 de agosto. Esse atraso levou a concessionária a solicitar a aprovação de uma passarela adaptada (provisória) para a Estação Detran.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM