Juventude do PTN defende extensão do benefício da meia passagem a estudantes de nível técnico

A Juventude do PTN em Salvador reforça a importância em garantir o direito da meia passagem a estudantes do ensino técnico, como forma de incentivo e garantia ao estudo, após definição do governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), de expandir o benefício a alunos que residem nos municípios de Vera Cruz e Itaparica, matriculados em cursos na capital e que precisam se deslocar às instituições por meio do Ferry Boat.

Atualmente, a garantia da oferta está disponível apenas para os alunos inscritos em instituições públicas ou privadas de ensino fundamental, médio e superior, além de cursos de mestrado e doutorado, cadastradas junto ao SalvadorCARD – órgão administrado pela prefeitura – e, que estejam frequentando regularmente as aulas, excluindo discentes do ensino técnico.

“Restringir o benefício da meia passagem aos estudantes é uma forma de dificultar o acesso ao aprendizado, ferindo os princípios da educação nacional, como a igualdade de condições para o ingresso e permanência na escola. Estamos comprometidos em reverter essa situação e esperamos que a Prefeitura de Salvador também seja a favor da educação e, através da Semob, se sensibilize com a causa.”, defende o presidente do núcleo Jovem do PTN, Eric Pereira.

Alguns projetos da mesma natureza já circularam pela Câmara, mas não obtiveram continuidade, apesar dos apelos de membros do setor público e dos próprios alunos, principais interessados na causa. Sendo aprovada, a iniciativa beneficiaria milhares de estudantes matriculados em cursos técnicos na capital baiana, através do Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) que atua em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM