Sucom faz testes audiométricos gratuitos neste sábado (7)

Como parte das comemorações do dia da Poluição Sonora, celebrada neste sábado (07), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) montará um stand no térreo do Shopping da Bahia, com o objetivo de chamar atenção da população para a conscientização ao combate do som alto. Na ocasião, serão realizados alguns testes audiométricos gratuitos.

O stand contará também com a exibição de equipamentos sonoros apreendidos durante as ações de fiscalização realizadas pela Sucom, que acontecem diariamente e são intensificadas durante os finais de semana. Além disso, serão distribuídos folhetos informativos sobre a Lei de Poluição Sonora e os males causados pelos altos ruídos.

“Apreender equipamentos e multar quem está descumprindo a legislação não é o suficiente, é preciso também conscientizar as pessoas sobre os problemas causados pela poluição sonora”, afirma o secretário da Sucom, Silvio Pinheiro.

Atualmente os veículos particulares lideram o ranking de denúncias com 8.336 queixas, segundo levantamento feito até o dia 5 de maio. Entre os bairros mais barulhentos da cidade estão Cajazeiras em primeiro lugar com 507 queixas, Itapuã aparece em segundo com 454 reclamações e Boca do Rio em terceiro, com 451 denúncias.

Fiscalização – As denúncias de poluição sonora são realizadas através do Fala Salvador – 156, que funciona em regime de plantão 24 horas, de segunda a domingo, inclusive feriados. A maioria das operações precisa de apoio policial para ser realizada. De sexta a segunda-feira, os agentes atuam na Operação Silere, em uma parceria com as polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, a partir de constatações da relação entre o som alto e as ocorrências graves.

Legislação – A Lei 5.354/1998 estabelece que das 22h às 7h o nível máximo é 60 decibéis (dB). No período de 7h às 22h, o limite é de 70 dB. Não é raro serem auferidos nas ações realizadas pela Sucom níveis sonoros acima de 100 dB. Além de ilegal, o som alto é crime ambiental e provoca sérios problemas à saúde.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM