Comissão votará relatório do impeachment em 6 de maio

A comissão que irá analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff no Senado aprovou nesta terça-feira (26) o calendário apresentado pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) – também eleito nesta terça-feira.

A apresentação do relatório ficou marcada para o dia 4 de maio. No dia seguinte, haverá discussão sobre o texto e a votação ocorrerá em 6 de maio.

Aliado próximo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Antonio Anastasia não esconde seu posicionamento favorável ao impeachment de Dilma. Caso seu relatório seja aprovado na comissão (cuja composição é amplamente pró-impeachment), o texto irá para o plenário do Senado, onde a aprovação por maioria simples resultaria no afastamento de Dilma pelo período de 180 dias.

Os senadores já agendaram uma nova reunião do colegiado para hoje (27), quando serão votados requerimentos.

Para a quinta-feira (28), está previsto o depoimento da acusação contra a presidente, que deverá ser feita novamente pelos juristas Miguel Reale Jr., Hélio Bicudo e Janaína Conceição Paschoal, os três autores do pedido de impeachment.

A defesa de Dilma, que será mais uma vez realizada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, está prevista para a sexta-feira (29).

Criticado pelos senadores governistas, o tucano Antonio Anastasia foi eleito relator do processo no início desta tarde por 16 votos a 5, após ser indicado pelo bloco parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV).

Antes, o indicado pelo PMDB, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), foi eleito por aclamação presidente da Comissão Especial do Impeachment. Em discurso de posse, Lira agradeceu a confiança dos demais senadores e pediu a todos “tranquilidade” ao longo do trabalho na comissão.

O cronograma da Comissão Especial do Impeachment:

27/04 – votação de requerimentos
28/04 – depoimentos da acusação
29/04 – depoimento da defesa
04/04 – apresentação do relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG)
05/04 – discussão do relatório
06/04 – votação do relatório

Publicidade

Leia também

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM