Inscrições para “Mesário Voluntário” estão abertas

Os eleitores interessados em participar do “Mesário Voluntário”, programa da Justiça Eleitoral, já podem realizar inscrição. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade ou preencher ficha de inscrição on-line, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Para acessar, é preciso clicar em Eleitor, no menu principal do site do TRE-BA e, em seguida, “Mesário Voluntário”, onde aparecerá link para abertura do formulário de inscrição. Para prosseguir, será necessário informar o número do título de eleitor.

O trabalho de mesário voluntário nas eleições é a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. O cadastro pode ser realizado a qualquer tempo, porém aquele que deseja atuar nas eleições municipais deste ano deve efetivar o procedimento o quanto antes.

A convocação obedecerá, dentre outros critérios, à ordem de inscrição. A nomeação para os trabalhos será feita pelo Juiz Eleitoral do respectivo município. Na Bahia, 125.072 mesários foram convocados para o último pleito, em 2014. Desses, cerca de 20 mil foram voluntários.

Além da oportunidade de participar ativamente das eleições e adquirir novos conhecimentos, os mesários voluntários têm direito a benefícios como: auxílio-alimentação para o dia da eleição; dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas aos tribunais eleitorais; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM