Ibametro divulga resultado da Operação Verão

A Operação Verão do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), que de 11 a 19 de janeiro fiscalizou a venda de 113 produtos largamente consumidos na capital baiana na estação mais quente do ano, resultou na reprovação de 6% dos refrigerantes e 3% dos sucos verificados. Os demais produtos foram aprovados.

O objetivo da ação foi verificar se os produtos estavam sendo vendidos com a quantidade correta, ou seja, se conteúdo dentro da embalagem estava de acordo com o que diz o rótulo. Entre os itens fiscalizados estão protetores solares, repelentes e bebidas variadas.

As amostras dos produtos foram recolhidas em estabelecimentos comerciais como supermercados, mercadinhos e farmácias, em diferentes bairros. O diretor-geral do órgão, Randerson Leal, ressalta que o Ibametro realiza fiscalização contínua desses produtos. “Nós fazemos esse tipo de operação e análise de produtos ao longo de todo o ano justamente para coibir as irregularidades, prejudicando o consumidor. Desta forma, o mercado a cada ano está mais regulado no tocante a esses produtos”.

O Ibametro é o órgão delegado do Inmetro na Bahia e uma autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado. Os consumidores devem denunciar ao Ibametro os produtos suspeitos para que seja feita apuração. As denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro: 0800 071 1888.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM