Câmara Municpal de Salvador comemora os 60 anos do Dieese em sessão especial

Na próxima terça-feira (15), a Câmara Municipal vai realizar uma sessão especial em comemoração aos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento vai acontecer às 9h, no Plenário Cosme de Farias. A homenagem é do vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que tem sua história de vida marcada pelo movimento sindical, e vai reunir representantes de centrais sindicais, Ministério Público do Trabalho e Secretaria Estadual do Trabalho, Renda e Emprego (Setre).

O Dieese foi fundado em dezembro de 1955 por um grupo de 20 sindicalistas, e surgiu com o objetivo de desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores. O primeiro trabalho foi a pesquisa do custo de vida da cidade de São Paulo, realizada até hoje. Depois, vieram a pesquisa da cesta básica de alimentos, que atualmente é feita em 18 capitais brasileiras, e diversos outros levantamentos, como a pesquisa de emprego e desemprego.

O Departamento atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação e produz estudos utilizados pelo movimento sindical, no ambiente acadêmico e governos, com credibilidade em toda a sociedade.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

FOLLOW @ INSTAGRAM